Rota da lã

Por Casa da lua - Alentejo

Desde a ovelha à camisola, venha experimentar alguns passos: cardar, feltrar, fiar, tecer e tricotar com Barbara Faber.

Região

Odemira

Línguas

English

Portuguese

Duração

< 1/ day

Preço

50€/pessoa

Inclui

Alimentação

Guide

Dimensão do grupo

Min. 2 Máx. 8

Pet friendly

Não

Bike friendly

Sim


Bem no norte do concelho de Odemira, na pequena aldeia de Vale da Santiago, a Casa da Lua - Alentejo promove entre outras actividades, a possibilidade de percorrer a Rota da Lã. Começando pelo pastor e o seu cajado, o rebanho e o cão-pastor. Tudo aquilo que faz parecer um cenário, é na realidade o dia-a-dia desta comunidade cheia de tradições e gentes da terra.

Desde a ovelha à camisola, venha experimentar alguns dos passos do processo de preparação da lã. Comece por cardar, depois feltrar, não esquecendo de fiar, tecer e tricotar, acompanhado da Barbara Faber e sempre num edifício escolar do famoso plano centenário da década de 40 do séc. XX.

E o dia não acaba sem provar uma deliciosa refeição, confeccionada à moda tradicional, com os ingredientes mais frescos, acabados de colher nas hortas circundantes e com maravilhosos peixes da costa ou carnes suculentas destes montados.

Descrição

Disponível todo o ano, esta experiência começa pela manhã com uma oficina em torno da lã e na companhia da artesã Bárbara Faber. Através de um vídeo, é comparado o processo de tosquia manual e a mecânica.


De seguida, aprende-se a lavar, cardar e fiar a lã, com todos os utensílios e ferramentas tradicionais e necessárias à sua execução. Utilizará ainda a técnica da feltragem para fazer uma pequena peça, que levará depois consigo para casa.


Esta experiência inclui uma típica refeição alentejana servida num ambiente acolhedor próprio de quem recebe amigos em casa. Toda a refeição é confeccionada e servida por elementos da comunidade local, regada com bom vinho e acompanhada sempre que possível de cante alentejano.


Venha conhecer a aldeia de Vale de Santiago, as suas histórias e gentes, partilhando uma tarde inesquecível com os locais.


Consulte a agenda ou contacte-nos para outras datas.

    Ver também

    Bird Migration in Sagres

    Rota Vicentina, along the southern trails

    Ardentia ~ Touro Azul

    Meia Água ~ Touro Azul

    Kassim ~ Touro Azul

    Abela ~ Touro Azul