Ardentia - Touro Azul

Por Caco - associação de artesãos do concelho de odemira

Fábrica de Cortiça
Bairro Edificado nos anos 70
Adega mais antiga de Sines
Arquivo Municipal
Centro de Artes de Sines

Região

Sines

Línguas

Francês

Inglês

Português

Duração

< 1/ dia

Preço

A partir de 95€ por pessoa

Inclui

Alimentação

Guia

Dimensão do grupo

Max. 8 pax

Pet friendly

Sim

Bike friendly

Sim


A pesca e a cortiça, o mar e a terra, em parceria, ofereceram a este território destinos previstos e imprevistos. Um passeio que mostra a evolução de Sines ao longo do tempo, desde que era uma aldeia piscatória, até à cidade que é hoje, assim como as suas diferentes dimensões.

Descrição

O passeio começa com uma visita a uma antiga fábrica de cortiça, ainda em funcionamento, onde todos os processos de trabalhar este material são explicados. Segue-se caminho para conhecer a história do enorme Edifício Luz que salta imediatamente à vista: um grande hotel que pretendia ser utilizado para promover o turismo em Sines na altura do Estado Novo.


Ao lado do porto industrial, a Associação Caboverdiana de Sines guia uma visita ao bairro edificado nos anos 70 com o propósito de alojar a vaga de trabalhadores cabo-verdianos que se mudaram para Portugal neste período. O almoço é na adega mais antiga de Sines que, com 140 anos, se mantém praticamente igual, para comer os cozinhados da D. Edite. A história desta que hoje é uma enorme cidade marítima industrial, desvenda-se através de um passeio pelas suas ruas e uma conversa com quem dirigiu este município nos tempos quentes que sucederam a ditadura. No fim do passeio, o Arquivo Municipal que se situa no Centro de Artes de Sines, um exemplo de arquitectura contemporânea dos arquitectos Mateus, é o sítio escolhido para conversar com os jovens arquivistas que guardam entusiasticamente a memória documental deste território.


Consulte a agenda ou contacte-nos para outras datas.

    Ver também

    Cycling na Rota Vicentina

    2 Noites com Sabores Locais

    Ver, ouvir, saborear e cheirar um outro sul

    Amor e Ar Livre

    Rota da Lã

    Kassim ~ Touro Azul