Touro azul - arrátel

Por Caco – associação de artesãos do concelho de odemira

Visita no interior do território em ambiente agrícola
Apresentação de práticas agrícolas do século XIX
Monte tradicional com destilaria, moagem, casa familiar, forno, escola primária, galinheiro antigo e mercearia tradicional
Produtos Regionais
Interacção com a comunidade local, com apontamentos culturais
Almoço Tradicional
Caminhada
Barragem de Santa Clara

Região

Santa Clara-a-Velha

Línguas

Alemão

Francês

Inglês

Português

Duração

< 1/ dia

Preço

A partir de 93€

Inclui

Alimentação

Guia

Transporte

Dimensão do grupo

Max. 8 pax

Pet friendly

Sim

Bike friendly

Sim


Uma aventura ao interior da ruralidade do concelho de Odemira que inclui a visita a um monte serrano de grande tradição, um passeio com vista pelo horizonte vasto e extraordinário da barragem de Santa Clara, um almoço campestre e uma caminhada até à sua aldeia.

Descrição

Programa de dia inteiro que inclui almoço com gastronomia e vinho local tradicional. A viagem começa pela história do interior alentejano com uma incursão  pela  serra até ao monte de Odete. Neste monte, será possível conhecer como a vida no interior da serra se fazia desde o século XIX até aqui. A moagem, a destilaria, a casa de família e a sua organização antiga, os animais que convivem na casa, o forno, a escola, o galinheiro feito de esteva verde, a loja e os objectos, a roupa que se usava, as alfaias agrícolas cheias de passado, estão todos lá ainda. Odete canta, pinta, esculpe animais fantásticos com as raízes demolhadas da urze e mantém a memória do monte viva através do amor à sua serra e aos seus.


Envolvido pela paisagem e tendo como pano de fundo a água transparente da barragem de Santa Clara, um projecto do antigo regime português, o grupo aventura-se numa caminhada que o levará até à aldeia de Santa Clara, onde se poderá visitar a sua pequena igreja antiga, admirar o espelho de água, e contactar com os habitantes e a atmosfera desta pequena aldeia.


Consulte a agenda ou contacte-nos para outras datas.

    Ver também

    Cycling na Rota Vicentina

    2 Noites com Sabores Locais

    Ver, ouvir, saborear e cheirar um outro sul

    Amor e Ar Livre

    Rota da Lã

    Kassim ~ Touro Azul