Atlatic trail - passeio a cavalo

Por Herdade do Pessegueiro


  • Montar a cavalo (puro-sangue lusitano)

  • Paisagem costeira

  • Paisagem interior

  • Comida tradicional (em piquenique e jantar)

Região

Almograve

Cercal do Alentejo

Porto Covo

S.Torpes

Vila Nova de Milfontes

Línguas

Castelhano

Francês

Inglês

Português

Duração

5-7 dias

Preço

1.150€/pax

Inclui

Alimentação

Alojamento

Guia

Dimensão do grupo

Min 4 pax max 8 pax

Pet friendly

Sim

Bike friendly

Sim


Este é o passeio mais longo organizado pela Herdade do Pessegueiro, com a duração de 5 dias ao longo da Costa Alentejana é destinado a cavaleiros com experiência, montando sempre os belíssimos puro-sangue lusitano. No decorrer deste passeio, os cavaleiros poderão usufruir diariamente de pequenos-almoços em frente ao mar tendo a Ilha do Pessegueiro como pano de fundo.

Imagine-se já a cavalgar junto ao mar e também no interior, tendo os almoços no formato de piquenique em diferentes locais naturais e de acordo com o percurso diário proposto. Os locais para pernoitar são também no meio da natureza, permitindo assim um contacto mais próximo da autenticidade da região.

Descrição

Dia 1 – Ao longo das praias

Nada como começar o primeiro dia com o pequeno-almoço em frente ao mar com a Ilha do Pessegueiro como fundo.

O passeio começa em direcção a sudoeste e ao sair da Herdade descobra o impressionante Forte do Pessegueiro.

Comece a sentir a brisa salgada do Atlântico enquanto avista as praias dos Aivados e do Malhão com as suas impressionantes dunas.

Pare para um delicioso piquenique num pinhal, rodeado de alfazemas e tomilhos. No regresso será invadidos pela vastidão das planícies costeiras.

Durante este curto dia crie o primeiro contacto e conhecimento com o amigo e corajoso cavalo.


Dia 2 – Dos encantos de Porto Covo ao Vale do Gaio

Assim que deixa a herdade, montando para norte, pode observar vestígios de uma Necrópole Neolítica antes de atravessar a pequena vila piscatória de Porto Covo, onde as ruas terminam no mar. Segue ao longo da costa onde os penhascos pendem sobre as praias com as suas fontes de água doce.

O piso é macio e espantoso, para longos e agradáveis galopes antes de encontrar os primeiros sobreiros. Depois, paragem para um apetitoso e agradável piquenique perto da barragem de Morgavel, onde é possível tomar um banho refrescante enquanto os cavalos descansam.

Terminado o piquenique, após alguns minutos de convívio e de descanso siga viagem e montando ao longo do Vale do Gaio coberto de fetos e flores silvestres que mais parece uma floresta encantada. Ao fim do dia chegue ao moinho de vento na Cabeça da Cabra para a pernoita dos cavalos e observe os companheiros desta jornada a brincar em liberdade.


Dia 3 – Serpenteando por vales verdejantes

Começando o passeio no moinho de vento, monte pela serra onde poderá observar variados insectos, borboletas e pássaros numa área praticamente desabitada. Atravesse o vale da Matinha e siga para o interior por entre sobreiros onde a luz e as sombras fazem jogos. No vale da Sela Vermelha passe perto das antigas minas de extracção de ferro do Cercal, onde no topo do planalto terá uma vista espetacular da região. Descanse para o piquenique à sombra de plátanos enormes junto a um riacho relaxante.

Pela tarde fará alguns galopes por entre montados e eucaliptais e alcance novamente o moinho da Cabeça da Cabra onde os cavalos vão pernoitar.


Dia 4 – Pela serra até ao rio Mira

De manhã deixará a Cabeça da Cabra e montará em direção a sul pelo Vale dos Godins, onde encontrará a planície da Ribeira da Azenha. É então altura de passar ao lado de Vila Nova de Milfontes e atravessar o Rio Mira, o mais limpo da Europa Ocidental.

É à sombra de sobreiros que fará o habitual piquenique, com uma vista fantástica sobre o Rio Mira, sua foz e a bonita Vila Nova de Milfontes, a Princesa do Alentejo.

Pela tarde monte entre um pinhal em direcção da pequena vila do Almograve, onde terminará o dia e os cavalos descansarão e passarão a noite.


Dia 5- Percorrendo falésias até ao Farol

Do Almograve monte em direcção ao Farol do Cabo Sardão onde a imensidão do oceano e altura dos penhascos rochosos (mais de 40m) são de cortar a respiração. É inacreditável!

O piquenique à beira dos rochedos, no cimo da falésia onde os olhos captam a vasta e ampla longitude do mar… é inesquecível! Pela tarde monte ao longo dos penhascos onde as cegonhas têm os seus ninhos (caso único em todo o mundo) e continue pelas onduladas e arenosas dunas que por momentos dão a sensação de uma paisagem lunar. Após acomodar os cavalos para pernoitarem, passe no regresso em Vila Nova de Milfontes para tomar uma bebida ou talvez saborear um delicioso gelado!


Dia 6- Ultimas emoções!

Do Almograve monte ao longo de trilhos arenosos até alcançar o mar. As dunas que são o habitat de muitas plantas raras e algumas únicas no Mundo. Atravesse o rio Mira e Vila Nova de Milfontes para realizar o habitual piquenique ao lado de uma antiga quinta. Após o piquenique, monte ao longo da costa pela planície onde pode desfrutar dos últimos galopes. Regresse com os amigos cavalos à sua casa, a Herdade. Assim chega ao fim esta inesquecível semana de aventura com um divertido e delicioso jantar de despedida.


Nota: a passagem pela praia só é possível fora da época balnear


Consulte a agenda ou contacte-nos para outras datas.

    Ver também

    Cycling na Rota Vicentina

    2 Noites com Sabores Locais

    Ver, ouvir, saborear e cheirar um outro sul

    Amor e Ar Livre

    Rota da Lã

    Kassim ~ Touro Azul