Touro azul - aurora

Por Caco – associação de artesãos do concelho de odemira

Passeio a pé pelo campo (2,5km) e observação da flora local, reconhecimento da flora local, visita a uma ruína de taipa
Visita a um monte (casa) tradicional
Experiência na horta e contacto com animais
Criação de postal a partir da técnica da gravura
Confecção e degustação de lanche

Região

Aljezur

Línguas

Francês

Inglês

Italiano

Português

Duração

< 1/ dia

Preço

A partir de 45€ por pessoa

Inclui

Guia

Dimensão do grupo

Max 12 pax

Pet friendly

Sim

Bike friendly

Sim


Um passeio em família para conhecer as terras de Olho Branco, Amieira, Almarjanito e Calçada. Será possível caminhar ao longo dum lindo bosque onde se encontram flores, plantas e lendas e descobrir os “montes”, casas rurais muito completas com o forno, o celeiro, o estábulo e o galinheiro agregados. Um lanche com o que se apanha na horta e por fim, com tinta da china e pigmentos naturais recolhidos ao longo do passeio, crianças e adultos imprimem e desenham juntos um postal de férias para enviar aos amigos.

Descrição

O passeio começa no monte da D. Maria José que vive aqui, desde que nasceu, com os seus animais numa casa ainda com o chão em terra batida. De seguida e a pé, conhecem-se as flores, os arbustos e os sobreiros que nascem por aqui espontâneamente: a urze, a esteva, o rosmaninho, a malva… As crianças são convidadas a recolher pequenas pedras, folhas, bagas e flores. Distribuem-se pequenas molduras para que se enquadre a paisagem e se vejam melhor alguns detalhes naturais.


No caminho encontra-se um antigo armazém de taipa em ruínas. Aí conhece-se a lenda do desaparecimento do linho nesta região. Continuando a caminhada, mais à frente avista-se o monte de uma família que nos recebe. Apanham-se as verduras na horta para uma bela merenda, à qual fruta, queijo de cabra, carne e pão fresco se vão juntar. Aqui é possível ver os burros e as patacas, admirar a casa branca cheia de flores e ouvir histórias antigas deste lugar. Ao mesmo tempo, todos são convidados a criar um postal através da impressão de flores e plantas apanhadas durante o passeio, levando algo desta terra para voar para outras paragens.


Consulte a agenda ou contacte-nos para outras datas.

    Ver também

    Cycling na Rota Vicentina

    2 Noites com Sabores Locais

    Ver, ouvir, saborear e cheirar um outro sul

    Amor e Ar Livre

    Rota da Lã

    Kassim ~ Touro Azul