Touro azul - faina

Por Caco – associação de artesãos do concelho de odemira

Visita à horta e ao apiário
Passeio por veredas e visita às Hortas do Tabual (aldeia)
Passeio pela falésia (1h)
Almoço com o anfitrião numa cabana em plena paisagem

Região

Vila do Bispo

Línguas

Francês

Inglês

Português

Duração

< 1/ dia

Preço

A partir de 125€ por pessoa

Inclui

Guia

Transporte

Dimensão do grupo

Max. 8 pessoas

Pet friendly

Sim

Bike friendly

Sim


Faina, é qualquer trabalho árduo que se estende por muito tempo, que se vai realizando contínua e permanentemente. Este passeio dá a conhecer uma horta, um apiário, uma aldeia, a orla marítima junto a Sagres e uma cabana feita do que o mar e a terra oferecem. Nicolau, um homem que trabalha a terra e no mar, será o guia para esta viagem sobre abelhas, sobre cegonhas, sobre o mel que desliza para o oceano.

Descrição

Na companhia de Nicolau, arquitecto paisagista, agricultor, apicultor, pastor transumante, pescador e mariscador, visita-se a sua horta, que também é um jardim.

Um espaço de natureza esculpido pelas suas mãos e pelo conhecimento profundo que tem da vida vegetal, animal e mineral, recebido também pelos homens e mulheres mais antigos das aldeias e das falésias que circundam este lugar. Observam-se as pedras, a palha e o nascimento cíclico da vida na terra. Caminha-se pelas veredas entre a vegetação autóctone e encontra-se a aldeia das Hortas do Tabual, onde pessoas mais antigas nos esperam. Viaja-se até à Ingrina, uma pequena praia de pesca, cujo nome vem da palavra angra. Caminhando pela linha do horizonte marítimo e pela falésia vislumbram-se os ninhos das cegonhas, ouve-se falar das abelhas negras que habitam as escarpas e pressente-se a união entre terra e mar. Numa cabana que aparece entre a paisagem selvagem, construída pelas próprias mãos de Nicolau e esculpida ao longo de meses e meses para que cada pedra e cada pedaço de madeira banhada pelo mar encontrasse o seu lugar, almoça-se a comida dos pescadores.

No regresso, ainda será possível descobrir um dos muitos monumentos  megalíticos talhado em calcário que existem na região, o menir do Padrão que data do 4º milénio a.c.


Consulte a agenda ou contacte-nos para outras datas.

    Ver também

    Cycling na Rota Vicentina

    2 Noites com Sabores Locais

    Ver, ouvir, saborear e cheirar um outro sul

    Amor e Ar Livre

    Rota da Lã

    Kassim ~ Touro Azul