Touro azul - ir à maré

Por Caco – associação de artesãos do concelho de odemira

Passeio de pés descalços pela praia e rochas (sapatos e fato de banho opcional e roupa confortável)
Experiência
Merenda numa casa antiga da aldeia

Região

Aljezur

Línguas

Inglês

Português

Duração

< 1/ dia

Preço

A partir de 58€ por pessoa

Inclui

Guia

Dimensão do grupo

Max. 8 pax

Pet friendly

Sim

Bike friendly

Sim


Uma viagem à história e à identidade de Monte Clérigo, contando as estórias de famílias de tempos mais remotos, sentindo a natureza e reconhecendo os nomes dos sítios dados pelos seus guardiões.
Um passeio em que se respira com tempo e contemplação, se anda de pés descalços e, num regresso ao fascínio da infância, ir-se-á explorar piscinas, poças naturais e um micro-cosmos subaquático que a maré deixa em suspenso quando desce. No final será servido um pequeno lanche numa antiga casa, onde vinga a simplicidade e o amor.

Descrição

O encontro inicia-se perto de um antigo centro comunitário – O Sargo, construído pela comunidade da praia. Daqui desce-se até à praia para caminhar em silêncio. Surgem os nomes das pedras e dos rochedos e contam-se as suas histórias. Junto à água, com o casario de frente, aprende-se sobre as origens das primeiras casas e os primeiros habitantes deste lugar de mar. Caminha-se no sentido das piscinas naturais, com direito a banho opcional. Fala-se das marés e da biologia marinha, explora-se o micro-cosmos subaquático e a imensa biodiversidade que as marés revelam.


Passa-se pela piscina natural onde se aprendia a nadar e por outros lugares rochosos emblemáticos na vida social da comunidade de outrora. De volta à aldeia, sobem-se as escadas que vão dar à casa Calazans. Foi a segunda casa a ser construída naquela praia, há quase 80 anos, e que parou no tempo. Entra-se e respira-se o amor de várias gerações por Monte Clérigo. Aqui, no alto da falésia, numa cozinha virada para o mar, serve-se uma merenda, aprecia-se o mar e, num momento de partilha, poder-se-ão contar histórias, ver fotografias antigas, cantar ou simplesmente partilhar o silêncio e a beleza de um espetáculo natural.


Consulte a agenda ou contacte-nos para outras datas.

    Ver também

    Cycling na Rota Vicentina

    2 Noites com Sabores Locais

    Ver, ouvir, saborear e cheirar um outro sul

    Amor e Ar Livre

    Rota da Lã

    Kassim ~ Touro Azul