Touro azul - land escape

Por Caco - associação de artesãos do concelho de odemira

Música ao vivo
Paisagem deslumbrante
Lanche servido na falésia
História dos pescadores e mariscadores locais
Porto vertical

Região

Bordeira/Carrapateira

Línguas

Inglês

Português

Duração

< 1/ dia

Preço

A partir de 93€ por pessoa.

Inclui

Guia

Dimensão do grupo

Max. 8 pax

Pet friendly

Sim

Bike friendly

Sim


Escapatória para uma paisagem de praia, mar, falésias e música. Num passeio musical guiado por dois intérpretes que vieram para aqui viver, é possível conhecer a sua história e a sua maneira de viver em comunidade enquanto se ouvem canções que contam memórias. Aqui aprende-se e destapa-se a história da aldeia piscatória da Carrapateira e da duríssima vida dos mariscadores.

Descrição

O percurso começa num passadiço de madeira que vai dar à Ribeira da Carrapateira onde se vai conhecer os guias deste passeio, Anitxa e Tiago. São dois músicos que vieram viver para uma comunidade desta região com o objectivo de se afastarem de um modo de vida materialista e se tornarem auto-suficientes. Após a sua apresentação, começa-se o passeio musical em direcção à ribeira.


[Inverno] À chegada, caminha-se pelas dunas cobertas de vegetação e aprende-se sobre as plantas e flores autóctones. Passeia-se pela praia e de seguida dá-se a subida a um miradouro natural com vista para o mar da Bordeira, onde a música não se distanciará.


[Verão (necessário trazer fato de banho)] Atravessa-se a ribeira para dar entrada na Praia da Bordeira. Caminha-se ao longo da praia até se chegar à segunda travessia para oeste, onde se fará a subida a um miradouro natural com vista sobre o mar da Bordeira, onde a música não se distanciará.


Avança-se por um caminho ao longo do mar onde será possível conhecer melhor a história da terra e das comunidades que aqui se vieram instalar. Posteriormente, o grupo depara-se com um portinho muito antigo e peculiar, o Portinho da Zimbreirinha. Neste local conhecer-se-á um pouco sobre  a geologia presente, assim como as estórias dos pescadores que daqui se faziam ao mar. Aqui haverá um lanche servido nas rochas e ao sabor das ondas. O passeio termina com uma canção de despedida desta paisagem intemporal.


Consulte a agenda ou contacte-nos para outras datas.

    Ver também

    Cycling na Rota Vicentina

    2 Noites com Sabores Locais

    Ver, ouvir, saborear e cheirar um outro sul

    Amor e Ar Livre

    Rota da Lã

    Kassim ~ Touro Azul